Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Quarta-feira, 28 de junho de 2017 - 19h29

Qual é a idade ideal para a retirada da mamadeira?

Ah! A mamadeira!

Para algumas mães é uma facilidade, pois, uma vez convencendo a criança, elas dizem adeus a buchinha para lavar a mamadeira, para lavar o bico, para a panelinha de esterilização e etc. Para outras é uma eterna briga, insegurança, ou melhor, uma verdadeira guerra para a tal da retirada da mamadeira.

Segundo os especialistas, a retirada da mamadeira deve ser iniciada por volta de um ano.

O ideal é que, todo e qualquer processo, quer seja a retirada da fralda ou da mamadeira é necessário um trabalho em conjunto com a escola e os pais. No caso da mamadeira em particular, às vezes, é bastante complicado convencer a própria mãe de que o seu bebê deve deixar este hábito com um ano de idade. Pois para elas, o seu filho é um bebê e não sabe tomar num copo, além de que a mamadeira é tão prática, de fácil preparo e não faz sujeira, pois não derrama. Para algumas mães ainda, é até motivo de orgulho dizer que seu bebê consegue segurar a mamadeira sozinho. A criança por sua vez, não tem nenhum interesse em deixar o velho hábito da deliciosa mamadeira.

Os segredos da retirada da mamadeira não são muitos. Inicialmente precisamos conversar e motivar a criança para começar a tomar leite no copo, mostrar que seus amiguinhos já utilizam o copo, que já não são bebezinhos, e assim, incentivá-la a tomar líquidos sentados à mesa, oferecendo sucos e águas no copo.

A retirada da mamadeira, dedo ou chupeta é uma decisão extremamente importante na vida de algumas crianças, devemos estar atentos com o vínculo que a criança estabeleceu com aquele ato de sugar, para isso, é necessário trabalhar primeiramente o desapego, incentivando, conversando, conscientizando, para que ela mesma sinta vontade de deixar tal hábito. É importante que esta fase não coincida com algum outro fato, como a retirada da fralda, mudança de hábito no seu dia-a-dia ou a vinda de um irmãozinho e nem devemos esquecer que a chupeta e a mamadeira foram companheiras de longos e aconchegantes momentos. Na medida do possível devemos retirar a mamadeira de uma vez, mas existem crianças que preferem ficar sem o leite a tomar em copos, tamanha é a dependência da mamadeira. Neste caso, retira-se a mamadeira do dia, deixando apenas a da noite, sempre lembrando que deve-se escovar bem os dentes logo após a mamada, pois conforme a idade avança, mais dentes nascerão, e um dos inconvenientes da mamadeira é que a criança adormece após a mamada propiciando o aparecimento das cáries.



Tomiko Inomata
Enfermeira, aposentada da Secretaria Municipal de Saúde/SP.
Proprietária do Berçário e Maternal Sumirê S/C Ltda.
Rua Itaipu, 515 - bairro Mirandópolis - São Paulo/SP. tel:(11) 5589-7630

Email: contato@nippo.com.br


 Arquivo - Educação
• Qual é a idade ideal para a retirada da mamadeira?
• Oficina de culinária para o meu filho de dois anos?
• A quem cabe educar uma criança?
• Idade ideal para a retirada da fralda
• Meu filho só come determinados alimentos em casa, será que ele se adaptará às refeições na escola?
• Berçário é traumático?
• A criança e a escola

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2017 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

145 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)

Mais contatos e envio de releases