Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Terça-feira, 21 de novembro de 2017 - 19h06

A quem cabe educar uma criança?

Nos dias atuais, as crianças iniciam as suas jornadas nos berçários aos quatro, cinco meses, e muitas delas ficam entre 8 a 12 horas, de forma que o contato com os pais fica restrito a algumas horas antes de dormirem e nos finais de semana.

E o que é educar? Segundo o conceito tradicional citado no nosso dicionário Aurélio, a educação se traduz como “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”.

Para Paulo Freire “Educação é um processo contínuo que orienta e conduz o indivíduo a novas descobertas a fim de tomar próprias decisões, dentro de suas capacidades”, sem fórmulas prontas a seguir.

À escola cabe garantir a aprendizagem de conhecimentos e habilidades que são necessários para a vida em sociedade oferecendo instrumentos de compreensão da realidade e integração social. Na educação infantil, as crianças da idade de 0 a 5 anos estão em franca formação de sua personalidade, daí a importância de conviver com diversos profissionais da área, que estejam atentos para orientar, mostrar através de atitudes e exemplos o que é ser correto, saber reconhecer e admitir seus erros. E esta tarefa deve ser sempre feita de comum acordo com os pais, pois, orientações divergentes podem confundir as crianças, e nesta fase elas costumam testar e desafiar tudo e a todos. Ensinar limites é um fator fundamental para as crianças nesta primeira infância.

Diante de todas estas afirmativas, a educação da criança passa a ser de responsabilidade de todos os adultos que convivem com a ela no seu dia a dia, colaborando na formação de sua personalidade, para que se tornem adultos capazes de viver em sociedade com harmonia e acima de tudo felizes.



Tomiko Inomata
Enfermeira, aposentada da Secretaria Municipal de Saúde/SP.
Proprietária do Berçário e Maternal Sumirê S/C Ltda.
Rua Itaipu, 515 - bairro Mirandópolis - São Paulo/SP. tel:(11) 5589-7630

Email: contato@nippo.com.br


 Arquivo - Educação
• Qual é a idade ideal para a retirada da mamadeira?
• Oficina de culinária para o meu filho de dois anos?
• A quem cabe educar uma criança?
• Idade ideal para a retirada da fralda
• Meu filho só come determinados alimentos em casa, será que ele se adaptará às refeições na escola?
• Berçário é traumático?
• A criança e a escola

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2017 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

141 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)

Mais contatos e envio de releases